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10 Dicas para ter Sucesso no e-commerce

10 Dicas para ter Sucesso no e-commerce

 

Não é preciso ter um grande espaço com prateleiras cheias de produtos, contratar vendedores e investir em um aluguel só para poder vender mais na era digital. As coisas mudaram de forma prática para quem deseja vender qualquer coisa pelas lojas virtuais, ampliando as fronteiras da comercialização.

 

Para se dar bem no e-commerce, é preciso levar em consideração algumas estratégias e algumas características específicas. Abaixo, a Webstore deixou 10 dicas para você aplicar nas suas vendas on-line, e como conseguimos te ajudar em cada etapa!

 

 

  • Identifique o seu público-alvo

 

 

Independente do que você venda, é essencial você conhecer a sua audiência, quem são as pessoas que irão comprar de você. Pode também, definir o perfil ideal do seu cliente, uma persona, com a sua faixa etária, sexo, o que procura quando se trata do nicho de mercado, etc. O benefício de trabalhar na internet é poder coletar dados sobre o seu serviço sem tanta restrição.

 

A Webstore possui um manual com algumas explicações e dicas para você identificar o seu público alvo com mais precisão. Confira, acessando aqui.

 

 

  • Saiba da sua concorrência

 

 

Da mesma forma que você define o seu público, você deve conhecer os seus concorrentes direitos e indiretos, como marcas grandes do mesmo segmento, ou marcas semelhantes que vendem produtos relacionados aos seus.

 

É preciso ter um olhar bem cuidadoso e criterioso para analisar no que você pode adaptar ou melhorar. 

 

 

  • Saiba definir preço

 

 

Entre todas as contas que são necessárias de se fazer, a de definir o preço a qual o seu produto será vendido é a mais decisiva. Precisa ter conexão com o seu olhar para a concorrência e ficar atento as mudanças do mercado econômico e do próprio segmento que você atua, assim como analisar a demanda. Assim, é uma forma de garantir que o seu preço é competitivo e suficiente em relação aos seus negócios.

 

 

  • Divulgue seus produtos

 

 

A internet veio para ajudar a divulgar o que você vende em diversos canais de venda digitais, e se você tiver um perfil atrativo nas redes sociais, no Google e até no seu próprio e-commerce, você consegue ter um ótimo desempenho, além de conseguir patrocinar aqueles posts que tiveram mais visualizações ou curtidas, para alavancar ainda mais!

 

Conheça alguns aplicativos que podem ajudar você na organização e na divulgação dos seus produtos, feito pela Webstore, acessando aqui.

 

 

  • Esteja ativo nas redes sociais

 

 

Não adianta só ter as redes sociais, é preciso estar constantemente ativo e turbinando seus posts. Antes de tudo, é preciso estudar qual a melhor linguagem comunicacional de cada rede social, como você deve se portar, onde o seu público mais está presente, etc.

 

A sua persona, definida no primeiro passo, irá te ajudar a permanecer nas redes sociais do jeito certo, facilitando a decidir as estratégias e ações dentro de cada rede, e claro, você consegue ser um canal direito do seu cliente, se tornando mais humanizado. 

 

 

  • Deixa sua loja adaptável para qualquer lugar

 

 

Já faz alguns anos que os consumidores abandonaram só a pesquisa do computador, para poderem pesquisar via smartphone, tablet, notebook, entre outras tecnologias. Os celulares, são os meios mais populares entre as lojas virtuais, então é super comum você encontrar lojas da sua concorrência que se adaptaram ao computador e ao celular de uma forma bem simples que nem parece ter tido trabalho.

É importante se certificar se os seus clientes conseguem comprar com você em qualquer tipo de plataforma todos os dias.

 

 

  • Não deixe o cliente na espera

 

 

A mesma reação quando um cliente espera por um atendimento em um ponto de venda, acontece dentro do e-commerce. Se um site estiver lento ou você não der um retorno a mensagem dele razoavelmente rápido, a tendência é que ele feche a guia do navegador.

 

Algumas alternativas para evitar que aconteça lentidão no site, é comprimir imagens de alta resolução. Uma dica, é você olhar para o seu site como se fosse um cliente navegando, e ver o que você melhoria para facilitar toda a jornada de compra.

 

 

  • Posicione o site nos buscadores

 

 

O Google, por exemplo, pode ser um ótimo aliado na hora de procurarem um produto que tem na sua loja. As palavras-chave são suas amigas, e você deve escolher aquelas que mais fazem sentido para o seu momento de mercado, para seu objetivo, entre outras estratégias.

 

Em geral, quando buscamos alguma coisa, isto gera uma lista gigantesca de posições, e estar nos primeiros links de acesso é como se fosse o gatilho para você fisgar seu cliente ideal. 

 

Duas dicas de ouro:

  • Quanto mais ferramentas do Google você tiver integrado ao seu domínio, mais chances e rapidez, seus bots conseguem te identificar;
  • SEO bem estruturado para melhorar o posicionamento do seu site.

 

A Webstore possuem alguns manuais que podem te ajudar a construir essa posicionamento de forma eficiente, basta acessar o que mais te interessa a seguir:

 

  1. Planejando e Escolhendo as Melhores Palavras-Chave;
  2. Meta site verification;
  3. Como usar o Keyword Planner;
  4. SEO;
  5. Como ter um blog;

 

 

  • Mensure sua loja

 

 

Uma das vantagens de ter uma loja virtual, é a disponibilidade de dados e relatórios sobre a atividade dos seus clientes. Você pode ter acesso a Taxa de Conversão (quantos clientes visitam e realmente compram), Abandono de Carrinho, Ticket Médio, e muitas outras métricas.

 

Tendo essas informações, a tomada de decisões, investimentos e estratégias de marketing e comunicação ficam muito mais fácil e guiadas ao rumo certo. 

 

 

  • Invista em comunicação visual

 

 

Ter um site visualmente agradável aos olhos de um cliente, é um dos passos importantes, porém um ótimo site deve evitar o uso de muitas imagens (como banners), evitando que impeça a chegada do cliente ao produto.

 

Faça banners e escolha cores que atraia os olhos dele a atice o desejo de compra. Se você tiver imagens dos seus produtos com qualidade (no sentido de detalhes do produto), mais uma boa descrição, o botão de compra será clicado.

 

Você pode aprender como criar uma boa descrição de produto, clicando aqui

 

Caso queira alguma ajuda para alavancar a sua loja, a Webstore possui cursos de como criar a sua loja virtual!

Basta clicar aqui e começar.