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Ainda não tem um blog? Está na hora de criar o seu!

Ainda não tem um blog? Está na hora de criar o seu!

 

Em vez de ler, que tal assistir? Aperte o play:

 

 

 

 

Você sabe o que é um “blog”?

 

Blogs são páginas online, atualizadas com frequência, podendo ser diários pessoais, empresariais ou periódicos, é uma forma de comunicação de instituições e pessoas com o resto do mundo.

 

Independente do tipo de empresa ou loja virtual, o blog é facilmente adaptado a cada necessidade, seja para dar notícias e novidades, fazer posts sobre novidades do mercado, tendências, informações de cunho técnico, entre muitas outras opções para expor opiniões e ser ouvido.

 

Sua loja virtual e o seu blog podem ser complementares, e é uma excelente forma de otimizar seus resultados, aumentar o número de leads e de clientes e tornar o seu negócio cada vez mais rentável. O segredo é criar um blog com um bom planejamento de conteúdo e desfrutar das estratégias e benefícios da ferramenta.

 

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE TER UM BLOG?

 

Vivemos num momento do consumidor social, momento muito avançado na era digital, onde os consumidores já estão experientes na jornada da compra. E esse consumidor social já carrega a bagagem da “exigência”, e de certa forma, investir em um blog dá a abertura necessária para os clientes tirarem dúvidas, ter mais informações sobre seu negócio, dá espaço para eles comentarem e verem experiências de outros clientes, e assim, trazer novos consumidores.

 

Ter um blog é um meio de educar as pessoas, ouvir opiniões e aumentar o número de potenciais clientes e de um mailing, basta criar uma rotina de conteúdo diferenciada e informativa de materiais completos capazes de melhorar o posicionamento e os resultados da sua loja.

 

 

Abaixo existem algumas dicas para convencer você a ter um blog:

 

  1. É barato

 

Você não precisa de grandes estruturas para manter um blog hoje em dia. Plataformas como o WordPress (que é gratuito, mas também possuem planos pagos) e o Blogger.com, você já consegue dar o start!

 

Fora isso, você só precisa produzir o conteúdo, e os textos podem ser feitos por redatores freelancers ou até mesmo por alguém da sua equipe que tem o conhecimento detalhado do seu negócio.

 

Se despesas for o grande problema, garantimos todo o potencial de negócio que um blog pode trazer para sua loja virtual.

 

  1. Gera leads qualificados para o seu segmento

 

As chances de um usuário estar navegando na sua loja só para olhar é muito maior do que converter ele para um cliente fiel.

 

Com o blog, você consegue ramificar e preparar melhor o usuário que vai acessar a sua loja, preparando ele para o que está por vir, e as chances dele finalizar a compra vão ser altas.

 

A outra vantagem é que na hora da compra, o usuário olha como um especialista no que você vende, adquirindo a sua confiança e a autoridade para a essa conversão.

 

  1. Acompanha o comportamento do usuário

 

Uma das vantagens mais marcantes, é que através do que você posta é possível observar, acompanhar e tirar conclusões sobre o comportamento do usuário.

 

Através das ferramentas de monitoramento, você consegue ver quais foram os posts mais acessados, quais foram as palavras-chave ou tags mais procuradas, os assuntos mais comentados, e assim, criar novos conteúdos que vão responder ainda mais as dúvidas e objeções mais comuns do seu público.

 

  1. Aumenta as conversões orgânicas

 

Com o conteúdo, as conversões orgânicas (que não tiveram uma influência financeira) aumentam consideravelmente. Isso acontece porque as pessoas que acessam um e-commerce já estão prontas para o momento de conversão, de comprar.

 

Nas conversões orgânicas, o lucro acaba sendo  maior, uma vez que não há necessidade de fazer um grande investimento como em publicidade ou campanhas patrocinadas no Google para se manter nas primeiras páginas.

 

É possível atrair pessoas que ainda não conhecem a sua marca a partir dos conteúdos, fazendo etapas de descoberta e consideração da sua existência, de forma simples e orgânica, aumentando as suas oportunidades de negócios e conversões também orgânicas.

 

  1. Relacionamento de confiança

 

Conteúdos de qualidade ajudam a manter e criar um relacionamento com os seus clientes. Isso acontece, porque os conteúdos são consultivos – ou seja, dão sugestões – e tendem a oferecer informação aos clientes, criando uma relação de confiança para aquelas pessoas seguirem você no seu blog para adquirir mais conhecimento.

 

Você também consegue usar o seu blog para o pós-venda. Criar conteúdos que mostram as experiências de outros clientes, experiência com os produtos, na compra e dicas para tornar isso ainda melhor, fortalecendo os laços e a satisfação entre empresa-cliente.

 

  1. Estratégias SEO

 

Quem tem um blog, tem a porta de entrada para quem vem do Google, por exemplo. Utilizam isso a favor das estratégias orgânicas do site.

 

Cria a pauta do seu blog para responder e informar os usuários por meio das palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio e seus posts.

 

É a melhor maneira de brincar o seu conteúdo e otimizar a seu favor. OBSERVAÇÃO: se você entende a importância de um SEO bem configurado, o blog é de extrema importância para o seu planejamento.

 

COMO POSSO COMEÇAR A CRIAR CONTEÚDOS PARA O BLOG?

 

Antes de começar a sua estratégia de criação de conteúdo no blog, é preciso ter uma organização e alguns cuidados. Fique de olho nas dicas a seguir:

 

a) Identifique sua persona

 

O primeiro passo para criar uma boa estratégia, é a procura da sua persona. Você precisa definir quem são os seus potenciais clientes, como eles se comportam, do que gostam, que mídias costumam usar e estar, quais são suas necessidades e como a sua loja virtual pode ajudar essas pessoas.

 

b) Procure as melhores palavras-chave

 

Depois de descobri sua persona, está na hora de fazer uma pesquisa profunda sobre quais são as palavras-chave que mais definem o seu segmento e os termos que mais são buscados sobre o que você vende.

 

Para saber mais sobre como definir suas palavras-chave, leia o post sobre palavras-chave clicando aqui.

 

c) Crie uma rotina de divulgação

 

Assim que você criar seus conteúdos e definir as melhores tags e palavras-chave para alcançar a sua persona, você precisa criar uma rotina de divulgação para garantir que haja um bom alcance.

 

Nesse momento, é preciso analisar quais são os canais que a sua persona costuma usar para buscar informações (redes sociais, newsletters, anúncios, etc), e marcar a sua presença seja aonde eles estiverem.

 

d) Acompanhe os resultados

 

Acompanhar seus resultados são de extrema importância, porém, infelizmente, muitas lojas pecam nesse detalhe.

 

Por isso, não esqueça de usar ferramentas de mensuração, como o Google Analytics, e acompanhe não só a sua loja, mas toda a desempenho dos seus conteúdos, podendo descobrir quais são os posts mais acessados pelo seu público e, com base, criar ações estratégicas, fazer tomada de decisões para otimizar os resultados e oferecer materiais ainda mais interessantes.

 

 

Conseguimos te convencer a ter um blog? Se sim, coloque tudo em prática e arrebente no mercado!