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Guia completo de como criar uma loja virtual

Guia completo de como criar uma loja virtual

 

Olá! 😄 Neste guia estaremos listando para você todos os passos e benefícios para criar um loja virtual do zero. Aperte os play dos vídeos a seguir, e aproveite cada informação. 😉

 

 

 

 

1. A Webstore é uma plataforma completa que consegue atender iniciantes e experts do mundo do e-commerce. Os lojistas têm a possibilidade de ver como funciona o sistema com um teste gratuito, e depois contratar o plano que mais atende seu tamanho de mercado.

 

Para aprender a criar a loja virtual e ativar um plano futuramente, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

2. As categorias servem para deixar sua loja mais organizada. Através delas seus clientes poderão filtrar e localizar os produtos que buscam com mais facilidade, por isso, é importante que elas tenham uma boa estrutura.


Para cadastrar suas categorias e suas subcategorias, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

 

3. Os produtos são a alma do seu negócio e sem eles, sua loja não estaria em pé. Por isso é importante cadastrá-los de forma que seu público se sinta confiante em comprar de você.

 

Para saber como cadastrar os produtos, assista esta o vídeo abaixo:

 

 

 

 

4. Frete é o preço que se paga pelo envio de cargas através de um meio de transporte, seja ele rodoviário, marítimo, ferroviário ou aéreo. Esse preço depende do tipo de carga, do modo de transporte, do peso e do volume da carga, e da distância a ser percorrida até o ponto de entrega da encomenda.


Para aprender a configurar formas de envio em sua loja, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

5. Oferecer diferentes formas de pagamentos para os clientes facilita a experiência de compra e, muitas vezes, contribui para sua fidelização. Assista o vídeo abaixo para configurar as formas de pagamento na loja:

 

 

 

 

6. Quando se pensa em começar um negócio e-commerce, a primeira coisa que precisa ter em mãos é um domínio, e o Registro.BR é o principal departamento responsável pelas atividades e manutenção dos nomes de domínios que usam o .BR.


Assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

7. Para que seu domínio seja configurado corretamente na Webstore, certifique que você já esteja com o domínio contratado e ativo, somente depois disso você poderá fazer as configurações.


Assista o vídeo abaixo saber como configurar um domínio e um subdomínio na sua loja:

 

 

 

 

8. O logotipo serve para identificar sua marca e fixar na mente dos clientes. Um logo eficaz diferencia o seu serviço dos concorrentes e transmite uma mensagem clara e objetiva.

 

Para inserir seu logotipo na sua loja, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

9. O tema da loja é toda a estrutura visual que será utilizada para exibir suas informações para seus clientes. Você possui diversas opções de temas em nosso sistema podendo selecionar o que mais lhe agradar e que atender melhor a necessidade de sua loja.


Para aprender como escolher um tema para a sua loja, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

10. Os banners fazem parte do design da loja, e são elementos que podem ser mudados frequentemente, dando um ar de atualização e novidade.


Para cadastrar um banner, assista o vídeo abaixo:

 

 

Para entender as medidas dos Banners, clique aqui!

 

 

 

11. As redes sociais ajudarão você a engajar e interagir com o seu público, através delas você poderá trabalhar temas como: novos produtos, promoções, publicações sobre a sua marca, depoimento dos clientes e muito mais! Ao inserir as redes sociais da sua loja, você inclusive pode ganhar mais curtidas e seguidores, e consequentemente novos clientes.


Para aprender a configurar as redes sociais, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

12. Os dados de contato em sua loja são importantes para que seu cliente te procure com mais facilidade, consiga tirar suas dúvidas a respeito de produtos ou serviços e ver se ele consegue ter fácil acesso a ela.


Para configurar os dados de contato, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

13. As páginas adicionais servem para você enriquecer ainda mais sua loja de informações para seu cliente, com elas você poderá falar ainda mais sobre sua empresa, por exemplo: Formas de pagamento, política de privacidade, Sobre nós, entre outras coisas.


Para saber como adicionar uma página adicional, assista o vídeo abaixo:

 

 

 

 

14. Fornecendo uma variedade de ferramentas gratuitas, o Google dá aos profissionais tudo que precisam para terem sucesso. Tudo que você tem que fazer é implementar as ferramentas e usá-las com sabedoria, de forma consistente, e continuar a avançar.

 

 

 

  • GOOGLE ANALYTICS

 

 

O Google Analytics é uma importante ferramenta para gestão da sua página e ações na web, ele fornece dados sobre o estado do status do seu negócio e permite gerar relatórios detalhados com informações como número de visitas, horários de picos de acesso, buscas relacionadas ao seu conteúdo, origem da pesquisa, comportamento do usuário e perfil do usuário (faixa etária, sexo, etc).

 

Os relatórios oferecidos pelo Analytics são de extrema importância para tomada de decisões e elaboração de novas estratégias no mercado.

 

 

 

 

  • AVALIAÇÃO DO CONSUMIDOR

 

 

O serviço de Avaliações do Consumidor do Google permite que seus clientes façam avaliações da experiência de compra em sua loja pela suas contas do Google. Após o pedido ser finalizado, um e-mail é enviado para o cliente relatar sua experiência.

 

 

 

 

  • TAG MANAGER

 

 

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, onde é possível inserir apenas um código em seu site, para depois instalar diversos serviços sem precisar mexer no código. Ao centralizar os códigos, o marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz custos com TI.

 

 

 

 

  • GOOGLE ADS

 

 

 

O Google Ads (antigo Google AdWords) é a plataforma de anúncios do Google. Através do Google Ads é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store.

 

 

 

 

  • KEYWORD PLANNER

 

 

 

O Google Keyword Planner, também conhecido como Planejador de Palavras-chave, é uma ferramenta gratuita oferecida no Google Ads, cujo objetivo principal é ajudar a encontrar as palavras-chave mais adequadas para as campanhas, conteúdo, SEO, etc.

 

 

 

 

  • GOOGLE MERCHANT/SHOPPING

 

 

 

O Google Merchant Center é uma ferramenta que ajuda você a fazer upload de suas listagens de produtos para uso no Google Shopping. Assim, cada vez que alguém fizer uma pesquisa nele, os itens listados serão enviados à ferramenta.

 

 

 

 

  • GOOGLE WEBMASTER

 

 

 

O Google Webmaster Tools (Search Console) fornece relatórios detalhados sobre a visibilidade do seu website no Google. Os robôs dos motores de busca informam se o seu website está sendo visitado ao analisar e gravar o conteúdo do seu projeto online.

 

 

 

 

  • META SITE VERIFICATION

 

 

 

O meta site verification é uma validação que o Google solicita para você em algum momento para provar que o domínio pertence a você. Por exemplo quando você estiver configurando o Analytics, Google Merchant Center, Webmasters, etc.

 

 

 

 

15. O WhatsApp vem sendo o meio de comunicação entre loja e cliente mais confortável e confiável no mundo e-commerce.

 

Acesse o manual do WhatsApp clicando aqui.

 

 

 

16. O Instagram é uma das maiores mídias digitais atualmente e é uma das principais fontes de tráfego (visitas) para sua loja virtual.

 

 

 

 

17. Gerar promoção é uma ótima alternativa para girar estoque, anunciar produtos novos, entre muitas outras estratégias, e a Webstore disponibilização a criação de 4 tipos diferentes de promoções.

 

Acesse o manual que ensina a criar promoções, clicando aqui.

 

 

 

18. A criação de cupons é um dos benefícios de uma campanha, por exemplo, que a loja pode oferecer aos seus clientes.

 

Acesse o manual que aprende a gerar cupons, CLICANDO AQUI e assista ao vídeo que ensina sobre a ferramenta que gera cupons em massa:

 

 

 

 

19. Você tem a possibilidade de selecionar até 5 produtos para colocar em destaque na página inicial da loja. Esses produtos são exibidos separadamente dos demais de forma mais evidente.

 

 

 

 

20. Para profissionalizar sua operação a loja virtual precisará enviar e-mails de notificação tanto para o cliente quanto para o lojista. Para isso é necessário definir uma conta de e-mail que será utilizada para realizar o envio das mensagens.

 

 

 

 

21. O Zoho Mail é um serviço de e-mail gratuito que lhe permitirá criar contas de e-mail com o domínio da sua loja. Eles fornecem 5 contas de e-mail corporativas gratuitamente.

 

 

 

 

22. As posições de SEO tem ligação direta com o Google, pois ele posiciona de acordo com a relevância do conteúdo da sua loja. Por isso trabalhar em cima do SEO da sua loja e dos seus produtos, é super importante para se manter nas pesquisas.

 

 

 

 

23. Para você que possui uma loja virtual, é importante estar muito atento à pesquisa das palavras a fim de seus produtos irem ao encontro das pessoas e atender o que querem encontrar na internet.

 

 

 

 

 

Parabéns, você conseguiu criar sua loja virtual!

 

Se você chegou até, Você completou o guia e tenho certeza que conseguiu estruturar sua loja do melhor jeito.

 

Está com alguma dúvida ou travou em alguma etapa? Sem problemas, acesse nossa central de ajuda dentro do painel de controle da sua loja e conte com a nossa equipe para lhe ajudar da forma que for mais prática para você.

Ao nos enviar alguma dúvida tente sempre detalhar o máximo possível enviando se possível alguns exemplos ou prints das telas e dessa forma poderemos lhe ajudar de forma mais rápida e precisa.

 

Agora é a era do sucesso!

Boas vendas! 🤩🔝