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Como ter uma loja no Facebook

Como ter uma loja no Facebook

 

O Facebook é a rede social com maior número de usuários do mundo, e soube aproveitar o seu ambiente integrando várias outras redes sociais (como o Instagram e o WhatsApp), e inclusive, dando o espaço ideal para trocas e conexões e a criação de lojas virtuais dentro das páginas dos seus usuários.

 

A ideia facilita ainda mais as vendas de negócios independentes, potencializa a vendas de empresas de maior porte, assim como amplia o acesso dos consumidores aos produtos ofertados. Ou seja, é uma iniciativa que beneficia a todos os lojistas, e por isso não tem motivos para ficar de fora!

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

 

 

  1. Divulgação integrada com o próprio Facebook

 

Não é novidade que o Facebook é a rede de maior alcance ao redor do mundo, e por isso mesmo, ela é utilizada como canal de divulgação para produtos, eventos, serviços, etc.

 

Com a loja lá dentro,  você simplesmente torna essa divulgação mais conveniente. Seu anúncio pode ser veiculado diretamente em suas postagens, facilitando bastante o trabalho de divulgação.

 

  1. Caminho mais curto para fechar uma compra

 

Quando o canal de divulgação e o de compra é o mesmo espaço, há menos chances de um cliente não querer desistir da compra, caminhando o seu lead (seu potencial cliente) diretamente para o produto sem muito esforço.

 

  1. Métricas de desempenho no próprio Facebook

 

Com a loja no Facebook, você consegue integrar facilmente as estáticas da rede social e do desempenho de vendas.

Com essas informações analíticas, você consegue ter a tomada de decisões para uma operação de marketing, por exemplo.

 

COMO CRIAR UMA LOJA NO FACEBOOK?

 

Passo 1

 

  • Cadastre-se no Facebook, acessando aqui.
  • Para pode montar sua loja e fazer anúncios, você precisa de um perfil cadastrado. O cadastro é gratuito e rápido.

 

 

 

Passo 2

 

  • Selecione a modalidade da sua Fanpage, clicando em “Começar” na seção de Empresa ou marca;

 

 

 

Passo 3

 

  • Diga qual é o nome da sua empresa/marca, e defina em qual categoria ela mais se encaixa;

 

 

  • Coloque o seu endereço e telefone para contato;

 

 

  • Você tem a possibilidade de habilitar a opção “Não mostre meu endereço”;

 

 

  • Em seguida, clique em “Continuar”;

 

 

 

Passo 4

 

  • Adicione uma foto de perfil, como o seu logotipo, por exemplo;

 

 

 

Passo 5

 

  • Adicione uma foto da capa, como a foto da sua equipe, por exemplo;

 

 

E pronto, basicamente a sua página está criada. Porém ainda não acabou, faltam alguns pontos!

 

FACEBOOK BUSINESS

 

Com sua página criada, você deve se cadastrar no Facebook Business (Gerenciador de Negócios), uma plataforma ligada ao Facebook, mas com funções voltadas para o desenvolvimento de um negócio. 

Nela, você consegue definir seu público alvo, parâmetros para campanhas e criar anúncios.

 

 

Passo 1

 

  • Clique em “Criar empresa”;

 

 

 

Passo 2

 

  • Digite o nome da sua empresa, o nome do dono da conta e o seu e-mail comercial para contato;
  • Depois clique em “Avançar”;

 

 

 

Passo 3

 

  • Adicione os detalhes comerciais do seu negócio, de onde você está operando sua empresa, e o link da sua loja;

 

 

  • Em seguida, defina qual o seu objetivo com essa ferramenta do Facebook;

 

 

  • Depois, clique em “Enviar”;

 

 

 

Passo 4

 

  • Confirme o seu e-mail no link enviado para o mesmo para fazer o uso total da conta no Gerenciador de Negócios;

 

 

E pronto, você já tem o seu cadastro concluído!

 

 

 

 

 

IMPORTANDO PRODUTOS PARA O FACEBOOK

 

 

Para começar a criar anúncios no Facebook, precisa aprender a criar um catálogo de produtos e enviá-lo ao Gerenciador de Negócios, e depois criar seus anúncios.

 

Vamos ao passo a passo:

 

 

CRIANDO UM CATÁLOGO DE PRODUTOS

 

Para começar, você terá de criar o feed de dados no Google, ou seja, o link do arquivo XML com a sua lista de produtos.

 

Para isso, siga o Passo 3 do manual CONFIGURANDO O GOOGLE MERCHANT / SHOPPING EM SUA LOJA abaixo:

 

  • No seu painel de controle da Webstore, acesse o menu “Aplicativos”;

 

 

 

  • Procure pelo Google Merchant e clique em “Configurar”;

 

 

 

  • Clique na engrenagem do campo “Categorize seus produtos”;

 

 

 

  • Categorize seus produtos por Departamentos ou Produto ou Produto. Perceba que existe uma seção mostrando os departamentos de sua loja e outra seção mostrando os departamentos do Google;

Categorização por categorias (departamentos)

 

 

Categorização por produto (usar o nome ou o código SKU do produto)

 

 

 

  • Clique em “Categorizar”, e categorize todos os produtos que você gostaria que aparece no Google Shopping;

 

 

 

  • Volte para a outra página e clique no botão “Atualizar Feed de Dados”.

 

 

 

  • Dessa forma, será gerado a URL do Feed (TXT) ou (XML);

 

 

 

 

IMPORTANDO O CATÁLOGO NO FACEBOOK

 

Agora que você já tem os produtos em mãos e uma página no Facebook, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook, que já vai estar logado na sua conta.

 

Passo 1

 

  • Clique no menu no canto superior esquerdo;

 

 

 

Passo 2

 

  • Na seção de Ativos, clique na opção “Catálogos”;

 

 

 

Passo 3

 

  • Define qual categoria o seu negócio se encaixa mais, selecionando a primeira opção;

 

 

  • Clique em “Avançar”, mais abaixo;

 

 

 

Passo 4

 

  • Você terá duas maneiras de enviar seus produtos para o Facebook, porém deixe marcado a opção de “Carregar informações de produto”;

 

 

  • Defina quem é o proprietário desse catálogo (caso tenha mais de uma página no Facebook) e defina um nome;

 

 

  • Clique em “Criar”;

 

 

 

Passo 5

 

  • Clique em “Visualizar todos os catálogos”;

 

 

 

Passo 6

 

  • Você verá uma lista, que provavelmente só terá um catálogo criado, com 0 produtos. Clique nele.

 

 

 

Passo 7

 

  • Agora é a hora de enviar o XML para o Facebook. No menu lateral esquerdo, clique em “Fontes de dados de produtos”;

 

 

 

Passo 8

 

  • Clique em “Adicionar produtos” no canto superior direito;

 

 

  • Depois, habilite a opção “Usar feed de dados”;

 

 

  • Clique em “Avançar”;

 

 

 

Passo 9

 

  • Agora você deve configurar o catálogo da seguinte forma:

 

  1. Add File Settings

 

NOME DA FONTE DE DADOS: Defina um nome para esse catálogo;

 

MOEDA PADRÃO: Defina a moeda como BRL – Real Brasileiro;

 

 

 

  1. Select Upload Method

 

Habilite a opção “Definir programação de carregamento automático de arquivos”;

 

 

 

  1. Add Data Feed URL

 

Pegue a URL do seu XML do Google que foi criado no seu painel, e adicione no campo.

 

 

 

  1. Set Automatic File Upload Schedule

Defina o carregamento automático para “diariamente”.

 

 

 

  • Depois de definir tudo, clique em “Start Upload”;

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO ❗

 

Os novos produtos que você adicionar ou aqueles que você atualizar em sua loja serão absorvidos pelo Facebook sempre que ele fizer uma nova importação automática. Por isso, é importante ter em mente que algumas informações podem demorar a serem atualizadas no Instagram e na guia Loja do Facebook.

 

 

 

 

Passo 10

  • Após a conclusão da importação, clique em “Ver produtos”, para visualizar os produtos importados para o Facebook.

 

 

 

 

E pronto, agora você tem seus produtos importados na sua loja no Facebook!

 

 

DICAS DE SUCESSO NO FACEBOOK

 

Agora que você tem o passo a passo para montar sua loja, é hora de ver algumas dicas para que ela gere os resultados que você quer!

 

  1. USE FERRAMENTAS DE SEGMENTAÇÃO

 

Dentro do Business, você consegue criar diferentes segmentos para o seu público-alvo, cada um com um perfil diferente.

 

Quando você for criar um anúncio, cada um deles será direcionado para o público ideal, com características pertencentes para aquele segmento, como idade, sexo, poder aquisitivo, grupos de interesse, entre outras.

 

Parece ser um pouco segmentado demais e sem muitas visualizações, mas com o tempo, você descobrirá que essa opção é mais rentável, economizando seus, investimentos, focar em um público mais específico e maximizando o retorno.

 

 

  1. TENHA IMAGENS DE QUALIDADE

 

O público passa um tempo muito curto analisando uma postagem, apenas uma leitura rápida, principalmente se o conteúdo visual for de baixa qualidade.

 

O ideal é ter imagens claras, chamativas e que de detalhes o seu produto ou esclareça o que você está informando. Uma foto que informe visualmente o tipo de produto e suas qualidades.

 

 

  1. INVESTIR EM POSTS/CAMPANHAS COMPARTILHADAS

 

O Facebook é dono de muitas redes sociais, como Instagram ou Whatsapp, além de ser ligado a muitos outros aplicativos, permitindo assim o compartilhamento direto no seu feed.

 

A principal vantagem disso tudo, é poder unir o seu canal de vendas (o seu site), com o de divulgação! Se você fez um post no Insta, porque não compartilhar no Facebook também?

 

Porém, o seu alcance orgânico não será o suficiente para adquirir as vendas necessárias. Se o seu trabalho de follow up (acompanhamento de uma ação) for bem executado, boa parte desses novos leads (potenciais clientes) continuará em sua base de dados, no seu mailing, etc.

 

 

  1. ATENDIMENTO HUMANIZADO

 

O Facebook é conhecido por ser a rede social que mostra o lado mais humano de um negócio.

 

Dedique um tempo para responder seus seguidores com respostas que não sejam cópia-cola, os clientes procuram ser atendidos com atenção, rapidez e com um toque mais humano, principalmente nas redes.

 

Agora que você já sabe como criar uma loja no Facebook, hora de colocar a mão na massa! Se informe, pesquise e aproveite o que a plataforma tem a oferecer.