O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, onde é possível inserir…
O Google Merchant Center é uma ferramenta que ajuda você a fazer upload de suas listagens de produtos para uso no Google Shopping. Assim, cada vez que alguém fizer uma pesquisa nele, os itens listados serão enviados à ferramenta.
Para realizar a configuração é necessário que você já tenha uma conta no Google Merchant. Para realizar as configurações no Google Merchant, clique aqui.
Assista o vídeo abaixo para aprender a configurar a ferramenta:
Caso prefira, siga os passos abaixo para iniciar as configurações:
Passo 1
- Clique no botão”Fazer login”;
- Clique em “Fazer login em Merchant Center”;
- Preencha todas as suas informações comerciais e a URL de sua loja;
- Clique em “Continuar”.
- Leia e aceite os Termos e Condições, e clique em “Continuar”;
- Escolha os programas adequados aos seus objetivos e clique em “Continuar”;
- Caso não queira decidir ainda, você consegue “Pular por enquanto”. Para defini-los depois, acesse “Crescimento” e clique em “Gerenciar Programas”;
- Analise o resumo da sua conta, e clique em “Criar Conta”;
Passo 2 – Verificação de site
Caso ainda não tenha verificado o domínio da sua loja, o Google enviará uma mensagem para realizar este procedimento, siga os passos do manual abaixo:
Validando e Reivindicando o Domínio da loja no Google
Passo 3 – Integrando categorias e produtos ao Google Merchant
- No seu painel de controle da loja, acesse o menu “Aplicativos”;
- Procure pelo Google Merchant e clique em “Configurar”;
- Clique na engrenagem do campo “Categorize seus produtos”;
- Categorize seus produtos por Departamentos ou Produto ou Produto. Perceba que existe uma seção mostrando os departamentos de sua loja e outra seção mostrando os departamentos do Google;
Categorização por categorias (departamentos)
Categorização por produto (usar o nome ou o código SKU do produto)
- Clique em “Categorizar”, e categorize todos os produtos que você gostaria que aparece no Google Shopping;
- Volte para a outra página e clique no botão “Atualizar Feed de Dados”.
Passo 4 -Criando um novo feed no Google Merchant
Dentro do painel de controle do Google Merchant, siga os passos abaixo:
- Clique no botão “Produtos”;
- Clique no botão “Feeds”;
- Clique no botão de + , de cor azul;
- Preencha os campos com o país e idioma em português e clique em “Continuar”;
- Dê um nome para o seu feed, por exemplo: Google Shopping;
- Selecione a opção “Busca programada”;
- Clique no botão “Continuar”.
Passo 5 – Volte ao painel de controle da Webstore e obtenha a URL do Feed:
- Acesse novamente o aplicativo do Google Merchant e clique em “Configurar”;
- Copie a URL do Feed (TXT) ou (XML);
Passo 6 – De volta ao painel do Google Merchant
- Entenda os campos para realizar a configuração:
NOME DO ARQUIVO | Coloque o código que vem após o GoogleFeeds da URL que você adquiriu no Painel da Webstore; |
FREQUÊNCIA DE BUSCA | Selecione diariamente; |
HORA DE BUSCA | Fica a critério do lojista; |
FUSO HORÁRIO | Selecione “GTM-03:00”; |
URL DO ARQUIVO | Cole a URL que você copiou do seu painel da Webstore; |
- Feito as configurações clique em “Criar feed”.
E pronto, o Google Merchant/Shopping está configurado na sua loja!