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Configurando o Google Merchant / Shopping em sua loja.

Configurando o Google Merchant / Shopping em sua loja.

 

O Google Merchant Center é uma ferramenta que ajuda você a fazer upload de suas listagens de produtos para uso no Google Shopping. Assim, cada vez que alguém fizer uma pesquisa nele, os itens listados serão enviados à ferramenta.

 

Para realizar a configuração é necessário que você já tenha uma conta no Google Merchant. Para realizar as configurações no Google Merchant, clique aqui.

 

 

Assista o vídeo abaixo para aprender a configurar a ferramenta:

 

 

 

 

 

 

Caso prefira, siga os passos abaixo para iniciar as configurações:

 

 

Passo 1

 

  • Clique no botão”Fazer login”;

 

 

  • Clique em “Fazer login em Merchant Center”;

 

 

  • Preencha todas as suas informações comerciais e a URL de sua loja;

 

 

  • Clique em “Continuar”.

 

 

  • Leia e aceite os Termos e Condições, e clique em “Continuar”;

 

 

  • Escolha os programas adequados aos seus objetivos e clique em “Continuar”;
  • Caso não queira decidir ainda, você consegue “Pular por enquanto”. Para defini-los depois, acesse “Crescimento” e clique em “Gerenciar Programas”;

     

 

 

  • Analise o resumo da sua conta, e clique em “Criar Conta”;

 

 

 

Passo 2 – Verificação de site

 

Caso ainda não tenha verificado o domínio da sua loja, o Google enviará uma mensagem para realizar este procedimento, siga os passos do manual abaixo:

Validando e Reivindicando o Domínio da loja no Google

Passo 3 – Integrando categorias e produtos ao Google Merchant

 

  • No seu painel de controle da loja, acesse o menu “Aplicativos”;

 

 

  • Procure pelo Google Merchant e clique em “Configurar”;

 

 

  • Clique na engrenagem do campo “Categorize seus produtos”;

 

 

  • Categorize seus produtos por Departamentos ou Produto ou Produto. Perceba que existe uma seção mostrando os departamentos de sua loja e outra seção mostrando os departamentos do Google;


Categorização por categorias (departamentos)

 


Categorização por produto (usar o nome ou o código SKU do produto)

 

 

  • Clique em “Categorizar”, e categorize todos os produtos que você gostaria que aparece no Google Shopping;

 

 

  • Volte para a outra página e clique no botão “Atualizar Feed de Dados”.

 

 

 

Passo 4 -Criando um novo feed no Google Merchant

 

Dentro do painel de controle do Google Merchant, siga os passos abaixo:

 

  • Clique no botão “Produtos”;

 

 

  • Clique no botão “Feeds”;

 

 

  • Clique no botão de + , de cor azul;

 

 

  • Preencha os campos com o país e idioma em português e clique em “Continuar”;

 

 

  • Dê um nome para o seu feed, por exemplo: Google Shopping;

 

 

  • Selecione a opção “Busca programada”;

 

 

  • Clique no botão “Continuar”.

 

 

 

Passo 5 – Volte ao painel de controle da Webstore e obtenha a URL do Feed:

 

  • Acesse novamente o aplicativo do Google Merchant e clique em “Configurar”;
  • Copie a URL do Feed (TXT) ou (XML);

 

 

 

Passo 6 – De volta ao painel do Google Merchant

 

  • Entenda os campos para realizar a configuração:
NOME DO ARQUIVO Coloque o código que vem após o GoogleFeeds da URL que você adquiriu no Painel da Webstore;
FREQUÊNCIA DE BUSCA Selecione diariamente;
HORA DE BUSCA Fica a critério do lojista;
FUSO HORÁRIO Selecione “GTM-03:00”;
URL DO ARQUIVO Cole a URL que você copiou do seu painel da Webstore;

 

 

  • Feito as configurações clique em “Criar feed”.

 

 

E pronto, o Google Merchant/Shopping está configurado na sua loja!