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O que é Google Trends e como usar

O que é Google Trends e como usar

 

 

Uma das maiores dúvidas que surgem para quem tem um negócio é “Como descobrir que tipo de informação o meu público-alvo está consumindo? Como usá-la ao meu favor?”

 

Existem diversas alternativas para essas questões, mas dentre todas que temos no mercado, o próprio Google oferece uma ferramenta gratuita e fácil de usar: o Google Trends.

 

Esta ferramenta reúne uma enorme base de dados para mostrar quais termos ou palavras-chave estão sendo pesquisados no momento em formato de gráfico nos últimos 30 dias (ou em qualquer data pré-definida desde 2004), quais outros termos os usuários têm pesquisado, entre outros insights.

 

Ficou interessado? Continue lendo para ver mais sobre essa ferramenta fantástica!

 

O QUE É GOOGLE TRENDS?

 

O Google Trends foi criado em 2006 e é uma ferramenta gratuita do Google que você pode usar para ver como o número de pesquisas por uma determinada palavra-chave, termo ou tópico mudou ao longo do tempo.

 

Ao pesquisar uma palavra, a ferramenta exibe um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo – que pode ser pesquisado a partir de 2004 – e o eixo vertical representa o volume da pesquisa.

 

Você pode filtrar sua pesquisa por país, por hora, categoria (artes, entretenimento, finanças, jogos, etc.) e tipo de pesquisa (por imagens, notícias, compras, pesquisa no YouTube) . ou “pesquisa na web” (pesquisa clássica do Google).

 

COMO FUNCIONA?

 

Os resultados do Trends são uma parte agregada dos resultados gerais do Google. O mecanismo de busca reúne os dados, categoriza-os, associa-os a um tópico e remove informações pessoais.

 

Dados que foram pesquisados ​​por poucas pessoas, pesquisas por um termo que a mesma pessoa executou em um curto espaço de tempo e caracteres especiais são excluídos.

 

VANTAGENS DE USAR O GOOGLE TRENDS

 

Se você trabalha com marketing digital na sua empresa, esta ferramenta é para você com certeza!

 

Alguns benefícios de usar o Google Trends são:

 

  1. Novas ideias de conteúdo:

A ferramenta mostra os termos mais procurados pelas pessoas. Muito importante para conteúdos de Blog, Redes Sociais e SEO;

 

  1. Encontre tendências:

Se você pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, verá crescimento (ou diminuição) nas pesquisas relacionadas ao seu mercado.

Dessa forma, você consegue criar estratégias adequadas com essas pesquisas, tendências no YouTube, etc.

 

  1. Compare os termos de pesquisa:

Biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou Keyword? Jogos Olímpicos ou Olimpíadas? Compare sinônimos ou tópicos relacionados para descobrir qual é mais valioso para sua campanha de marketing.

 

 

COMO USAR

 

Primeiro de tudo, acesse a página https://trends.google.com/trends/. Você não precisa de um cadastro para começar.

 

Na primeira página você encontrará os assuntos mais discutidos na internet em várias regiões do mundo.

 

Você pode inserir um termo de pesquisa no campo “Insira um termo de pesquisa ou assunto”. No exemplo a seguir, “E-commerce” e “Lojas Virtuais” foi usado com o período dos “últimos 12 meses”.

 

Rolar a página para baixo, encontrará as regiões nacionais ou países onde o termo é pesquisado com mais frequência, bem como tópicos relacionados e pesquisas.

 

Você também consegue ver as pesquisas relacionadas mais pesquisadas usando os termos que você comparou.

 

Já está curioso para testar essa ferramenta? Então, tá na hora de colocar a mão na massa!