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O sucesso do E-mail Marketing para a sua loja virtual

O sucesso do E-mail Marketing para a sua loja virtual

 

O e-mail marketing pode ser usado como uma ferramenta para manter um relacionamento com o público de um segmento e, consequentemente, gerar vendas. A existência real desse canal se dá ao fato de que os envios dos e-mail são apenas para o público que realmente está interessado no conteúdo que você quer promover. Qualquer coisa que seja invasivo para o usuário, algo que ele não queria receber, é considerado SPAM.

 

Com isso, o e-mail marketing é um tipo de comunicação para aqueles que desejam aumentar a receita de suas lojas virtuais. O foco desse post, é trazer as vantagens, benefícios e um novo olhar para este canal valioso, além de dicas para você implantar nas suas estratégias de marketing digital. Vamos lá?

 

BENEFÍCIOS DO E-MAIL MARKETING

 

 

  • MAIOR ROI (RETORNO DE INVESTIMENTO)

 

 

Mesmo sendo muito questionado pelos empresários, o e-mail marketing se destaca como uma das melhores alternativas com relevância para as vendas de uma empresa.

 

Desse modo, o e-mail marketing é considerado o primeiro canal no ranking quando falamos sobre ROI, acima de estratégias SEO, por exemplo, de acordo com o estudo Email Marketing Industry Census.

 

 

  • SÓ PARA QUEM TEM INTERESSE

 

 

Um dos erros mais comuns ao iniciar uma estratégia de comunicação por email é comprar listas de email. Comprar um número significativo de endereços de e-mail para enviar mensagens sem critérios e, o mais importante, sem aprovação prévia, pode ser um problema para sua empresa.

 

Aproveite para criar promoções que levem as pessoas à sua marca de forma orgânica para um bom retorno. Conteúdos do blog, um site otimizado (SEO) e postagens em mídia social são apenas alguns exemplos de como você pode atrair novos leads.

 

Independentemente do canal utilizado, atribua aos visitantes um local com formulário de inscrição para informar e-mails e outras informações relevantes, de forma que seja atrativo e intuitivo para a pessoa deixar suas informações ali.

 

 

  • COMUNICAÇÃO PERSONALIZÁVEL

 

 

Existem várias ações que você pode realizar para ajudá-lo a entender melhor as preferências do público e enviar e-mails cada vez mais direcionados. A comunicação personalizada vai além de incluir o nome do contato ou empresa no conteúdo da mensagem.

 

 

  • HABILIDADE NOS PROCESSOS DE PÓS-VENDA

 

 

Além de ajudar na nutrição de leads e gerar vendas, o e-mail marketing é um aliado para manter os clientes fidelizados. Os processos de pós-venda também são úteis porque podem motivar os consumidores a fazer uma nova compra ou comunicar seus serviços a terceiros, fazendo o melhor marketing boca a boca possível (e de graça!).

 

Com o e-mail marketing nos processos de pós-venda, você tem a possibilidade de:

 

  • Disponibilizar uma pesquisa de satisfação, para identificar o quanto o cliente está envolvido com a sua marca;
  • Oferecer novas possibilidades de compra, levando em consideração a fidelização do cliente após a compra para focar naquele conteúdo personalizado;
  • Prestar suporte sobre o produto, oferecer conteúdo que ajude a utilizá-lo, ou oferecer produtos complementares ou semelhantes;
  • Pedir um feedback da experiência de compra, do produto, do seu atendimento, entre outros. Dessa forma, você analisa se a sua marca está atendendo as expectativas do consumidor.

 

TIPOS DE E-MAIL MARKETING

 

 

1) BOAS VINDAS

 

 

Este é o primeiro contato com pessoas que se cadastraram nos formulários que foram disponibilizados no seu site ou na rede social. 

 

Lembre-se de redigir uma mensagem objetiva com alguns detalhes sobre o seu negócio e de preferência falar sobre o tipo de conteúdo que será enviado por e-mail por um período (semanalmente, mensalmente…).

 

O email de boas-vindas pode ser enviado automaticamente para reduzir o tempo gasto na criação da primeira comunicação. É importante lembrar que automação não significa “comunicação robótica”, mas algo que você pode personalizar com menos esforço.

 

 

2) ENVIO COM FOCO NOS PRODUTOS DE INTERESSE

 

 

Se, no momento do cadastro, seus contatos já o informaram no formulário sobre os tipos de produtos de interesse, você já terá uma base para os produtos que deseja divulgar por e-mail. Agora, se por algum motivo, o usuário não compartilhou suas preferências, você pode analisar seu comportamento ao longo da comunicação.

 

Ativar ferramentas e-mail marketing permitem que você analise a interação do contato com envios anteriores. Depois de conhecer o comportamento do público, você pode realizar ações ainda mais específicas e se concentrar no que é mais importante para quem receberá seu conteúdo.

 

 

3) COMPORTAMENTO NA NAVEGAÇÃO DO SITE

 

 

Também é possível enviar e-mails a partir da análise do comportamento dos usuários durante a navegação no seu site. Produtos que foram adicionados ao carrinho e não comprados, mas que foram acessados ​​anteriormente.

 

Para poder fazer esse tipo de envio, a plataforma de e-mail marketing utilizada para divulgar sua marca deve estar integrada ao seu site. Esses envios também podem ser incluídos em processos de automação.

 

 

4) CONTATOS MENOS ENGAJADOS

 

 

Existem os contatos que se interessam pela sua marcam, mas acabaram deixando de acompanhar os seus e-mails. O email marketing também permite que você crie promoções específicas para aquele público, para tentar recuperar sua atenção e, se tudo der certo, gerar novas vendas.

 

Além de enviar os produtos de seu interesse para esses contatos, você pode enviar e-mails solicitando que eles avisem se possuem outros produtos de interesse ou se não desejam receber mais e-mails.

 

 

Agora que conhece as vantagens mais importantes do email marketing, está na hora utilizar esta ferramenta de comunicação na sua loja online. Combinando ela com outras campanhas/ações de marketing digital, o e-mail marketing ajuda você a manter a comunicação e um relacionamento saudável com o público, criando novas oportunidades de vendas e mantendo-os fiéis e fidelizados!