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Otimizando o SEO da loja

Otimizando o SEO da loja

 

Encontrar o produto da sua loja logo na primeira página de uma busca do Google é algo que todo lojista sem dúvida deseja, porém não é uma tarefa fácil!

 

Existem diversos fatores que influenciam nessa questão, mas o SEO (Search Engine Optimization) é uma das mais importantes.

SEO é uma sigla que significa “otimização para mecanismos de busca”, de forma que você consegue potencializar e melhorar o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos nos buscadores de busca.

 

Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitas quanto a qualidade dos visitantes, podemos considerar um acesso de qualidade quando seu cliente conclui a ação esperada por você, como comprar, realizar um cadastro, etc.

 

O Google posiciona os sites de acordo com a relevância do conteúdo em relação a busca feita. Por isso é interessante dedicar um tempo especial no SEO da loja para que você possa ser visto da melhor forma nos buscadores e consequentemente, vender mais.

 

Na Webstore, é possível que você configure o SEO de cada produto, categoria e também da loja num todo.

 

Para realizar a otimização, assista o nosso tutorial a seguir:

 

 

 

 

 

 

Caso prefira, siga os passos abaixo.

 

 

Passo 1 – OTIMIZAÇÃO DA LOJA

 

  • Acesse o menu “Marketing” > “Otimização”;

 

 

  • Vão existir diversas formas de você alavancar o seu negócio, mas as principais serão os campos da área de “Metas”, que correspondem especialmente a configuração do SEO. 

 

Entenda os campos para fazer a otimização:

META DESCRIPTION Não influencia no posicionamento da página. No entanto, é aqui que você escreve uma breve descrição sobre a sua loja, e é o texto que aparece logo abaixo do título quando se busca algo em algum buscador, influenciando diretamente no click do seu potencial cliente.

 

 

META KEYWORDS Você indica todas as palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Quanto mais keywords, mais chances de um potencial cliente tem de encontrar o site nas primeiras páginas, influenciando no seu click. Você vai adicioná-las separando por vírgulas.

 

 

METAS ADICIONAIS (AVANÇADO) Se você tem o conhecimento avançado de SEO, você tem o livre arbítrio para adicionais mais tags para melhorar seu posicionamento nos buscadores. NÃO é obrigatório de se preencher.

 

 

 

Passo 2 – SEO nos Produtos

 

  • Acesse o menu “Cadastros” > “Produtos”;

 

 

  • Selecione o produto que queira adicionar uma configuração de SEO;

 

 

  • Existem 6 principais campos que o Google leva em consideração na hora de posicionar seu site:

 

 

 1. Nome do Produto: Você precisa ser bem detalhista sobre o que é o seu produto,  de quem é, suas características principais (como: cor) e para que serve. Evite nomes padrões para seu produto, o que conta é a criatividade, afinal, quanto mais completo, mais fácil é para o seu cliente identificar se o aquele resultado de pesquisa é sobre o produto que ele está procurando;

 

 2. URL do Produto: Quando você preenche o nome do produto, automaticamente a URL é preenchida de forma agradável com o título do produto. Evite editar as URLs com códigos que não tenham sentido para os seus clientes;

 

 3. Descrição do Produto: Preencha com o máximo de informações possíveis sobre o seu produto, de modo que não fique nenhuma dúvida para o seu cliente. Aposte em tipos de fontes e cores diferentes para chamar a atenção.

 

 

 4. Meta Title: É exatamente o nome do produto, personalize para que seja mais atrativa para o seu potencial cliente, mas sem alterar suas palavras chaves;

 

 

 

 5. Meta Description: Essa tag não influencia de nenhuma forma no posicionamento da página, mas é super importante por o texto se encontra embaixo do título do seu produto, chamando e influenciando o click do seu cliente. Use um texto para descrever seu produto de forma objetiva e sucinta, e acrescente um tom comercial;

 

 

 

 6. Meta Keywords: É aqui que você vai listar todas as palavras chaves relacionadas ao o produto. A cada palavra chave nova, você deve clicar no botão “Adicionar” ao lado do campo; 

 

 

 

 

E pronto, você acaba de configurar os campos de SEO!



Ajustes feito no SEO podem levar dias ou até meses para surtir efeito nos buscadores, então não se preocupe se os ajustes que fizer não surgirem de imediato em suas buscas.  😉