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Tudo sobre a “Pesquisa de Satisfação”

Tudo sobre a “Pesquisa de Satisfação”

 

 

A pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta de marketing para avaliação do seu produto ou serviço, se ele está ou não, entregando boas experiências para o seu público.

 

Criar um canal onde você possa ter uma voz e ouvir o que seu usuário tem a dizer sobre você é uma das maneiras mais eficazes de entender seu cliente. Algumas das informações que você pode coletar incluem:

 

  • Este cliente me recomendaria?
  • Qual é a dor que ele está sentindo?
  • Que problemas ele enfrenta?
  • Serei capaz de ajudá-lo nos desafios diários?
  • Posso envolvê-lo emocionalmente? (Estratégia de envolvimento)

 

A pesquisa de satisfação abre portas para que seu cliente confie mais em você, se sinta ouvido e, acima de tudo, receba informações básicas para uma atuação pontual e assertiva, tanto no seu produto, quanto na sua comunicação.

 

Usando esses dados estratégicos, você pode moldar a jornada do consumidor e os desafios que ele enfrenta em cada estágio do funil de vendas. Ter esses dados em mãos fornece ferramentas para ajudá-lo a criar gatilhos emocionais e uma comunicação mais direcionada.

 

Uma pesquisa bem feita resulta em clientes mais felizes e um compromisso com a marca. Consequentemente, melhorias em suas vendas.

 

O QUE CONSIDERAR NA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

 

Responder a uma pesquisa não é a parte mais divertida de uma jornada de compras; requer trabalho do cliente. Portanto, você precisa analisar como torná-la o mais confortável ​​possível.

 

 

  • ABORDAGEM

 

 

Imagine que você forneceu ao determinado usuário uma experiência de compra satisfatória (ele comprou de você, a entrega chegou no tempo determinado), porém, deixou de ser confortável quando você o aborda inúmeras vezes para responder uma pesquisa.

 

Eles não apenas podem deixar de responder à sua pesquisa, mas podem arruinar toda a experiência que ele teve com você. Portanto, recomendamos que a abordagem seja gentil e que você não insista em uma resposta com tanta frequência.

 

 

  • ACERTAR O TEMPO DE ENVIO

 

 

Quanto mais tempo você tiver para o envio, mais assertiva será a resposta que seu cliente lhe dará. Isso ocorre porque, com o tempo, a sensação que eles têm após comprar na sua loja ou adquirir seus serviços pode ser esquecida.

 

 

  • RECOMPENSAR O CLIENTE PELA RESPOSTA

 

 

Trabalhar com um elemento motivacional como recompensa pela resposta pode potencialmente ajudá-lo a reunir mais informações de diferentes clientes. Você pode oferecer um cupom de desconto na próxima compra ou um pequeno presente. Pense no que a persona da sua marca gostaria de receber como incentivo por uma resposta.

 

FERRAMENTAS PARA USAR NA PESQUISA DE SATISFAÇÃO

 

 

  • AUTOMAÇÃO DE MARKETING

 

 

As plataformas de automação de marketing permitem que você crie formulários de pesquisa e automatizações de e-mail para uma base de clientes segmentada. Você pode criar gatilhos para enviar uma mensagem sempre que um cliente fizer uma compra solicitando a resposta da pesquisa de satisfação.

 

A vantagem de usar a automação de marketing é que você pode centralizar as informações de seus clientes e leads em uma única plataforma, sem ter que importar dados de um formulário de pesquisa e analisar as informações separadamente.

 

Além disso, é ainda mais benéfico se você integrar sua automação de marketing com uma ferramenta de CRM. Isso ocorre porque você pode usar o CRM para criar regras de relacionamento para que possa minimizar ou resolver problemas relatados em pesquisas.

 

  • PLATAFORMAS DE NPS E AVALIAÇÃO

 

Se a sua empresa não possui braço ou estrutura para criar e analisar pesquisas de satisfação, existem ferramentas de NPS e ferramentas de avaliação de produtos para ajudá-lo nesse desafio.

 

Essas ferramentas servem como um braço adicional em seu modelo de negócios para fornecer informações extremamente estratégicas. Você pode ver o índice de satisfação de seus clientes de forma visual e mais fácil.

 

A pesquisa de satisfação é extremamente estratégica para sua empresa. Quando você tem essa fonte de dados sobre seu cliente, pode ter certeza de que pode tomar decisões melhores e mais direcionadas.

 

Ao procurar ferramentas para construir sua pesquisa, compare plataformas de software confiáveis ​​e veja o que os clientes de cada ferramenta estão falando em cada experiência.